SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Analysis of potential drug interactions and adverse reactions to nonsteroidal anti-inflammatory drugs among the elderly índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versión On-line ISSN 1981-2256

Resumen

CAMPOS, Ana Cristina Viana; ALMEIDA, Maria Helena Morgani de; CAMPOS, Gisele Viana  y  BOGUTCHI, Tania Fernandes. Prevalência de incapacidade funcional por gênero em idosos brasileiros: uma revisão sistemática com metanálise. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2016, vol.19, n.3, pp.545-559. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1809-98232016019.150086.

Considerando-se a importância da capacidade funcional como indicador de saúde para idosos e as informações dispersas sobre o tema em pesquisas brasileiras, este artigo teve como objetivo descrever a prevalência de incapacidade funcional por gênero entre idosos brasileiros por meio de uma revisão sistemática com metanálise de artigos referentes ao tema. Identificaram-se artigos publicados até junho de 2013. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, SciELO, LILACS, Scopus, Web of Science e Science Direct. A inclusão dos artigos na revisão sistemática foi guiada pelo Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A análise dos artigos selecionados foi feita de forma descritiva e expressa em gráficos do tipo Forest-plot. Dos 3.656 artigos inicialmente identificados em todas as bases, 2.585 duplicatas foram excluídas e 23 artigos foram considerados elegíveis para a revisão. As taxas de prevalência de incapacidade variaram de 12,3% a 94,1% para os homens e de 14,9% a 84,6% para as mulheres. Os métodos utilizados para avaliar a capacidade funcional em idosos brasileiros também diferiram entre os artigos. Essa variação dificulta a comparação de resultados entre os artigos, o que demonstra a necessidade de se utilizar métodos padronizados para mensurar capacidade funcional de idosos por gênero.

Palabras clave : Envelhecimento; Saúde do Idoso; Gênero; Incapacidade Funcional.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )