Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à frequência de polipatologia entre idosos atendidos em um centro de referência de Montes Claros - Minas Gerais

Resumo

Objetivo:

Investigar a polipatologia entre os idosos atendidos em um centro de referência localizado no Estado de Minas Gerais, Brasil.

Método:

Pesquisa analítica, documental, de cunho transversal e abordagem quantitativa. Foram analisados os formulários de encaminhamento e de atendimento de 668 idosos atendidos em um centro de referência. Realizou-se análise bivariada e múltipla, utilizando a Regressão Logística.

Resultados:

Foram analisados 278 prontuários. A polipatologia foi o principal motivo da procura pelo atendimento em 114 (41,0%) dos casos. As características sexo masculino e menor escolaridade apresentaram associação estatisticamente significante com a polipatologia. Na análise múltipla, a polipatologia foi maior entre os homens e menor entre os idosos com ensino médio ou maior escolaridade.

Conclusão:

Os achados definem uma situação com predominância de polipatologia, preocupante quanto aos idosos do sexo masculino e com menor escolaridade, a ser enfrentada com atenção pelos profissionais de saúde, em busca de cuidados mais específicos e adequados.

Palavras-chave:
Idosos; Saúde do Idoso; Envelhecimento; Serviços de Saúde para Idosos

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com