SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue5Profile of lifestyle of older elderly personsPeripheral and central auditory assessment in among the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

LIMA, Idilaine de Fátima et al. Fatores associados à independência funcional de mulheres idosas no município de Cuiabá/MT. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2016, vol.19, n.5, pp.827-837. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-98232016019.150231.

Objetivo:

Analisar a prevalência e os fatores associados à independência funcional de mulheres idosas na comunidade.

Método:

Estudo transversal, realizado na zona urbana do município de Cuiabá-MT, com 247 idosas de 60 anos e mais. Os dados foram coletados por meio de entrevista, utilizando como instrumentos o Mini Exame do Estado Mental, questionário com dados sociodemográficos e de saúde, Índex de Katz e Escala de Lawton e Brody. Foram utilizadas como medidas de associação a razão de prevalência e o teste de Qui-quadrado (p≤0,05). Para a análise múltipla, utilizou-se o modelo de regressão de Poisson por meio do Statistical Package for Social Sciences 22.0.

Resultados:

A prevalência de independência funcional foi de 63,2%. As variáveis associadas à independência foram: faixa etária mais jovem, renda maior que um salário mínimo, fazer uso de até dois medicamentos, não ter sido internada nos últimos 6 meses e nem ter tido imobilização que impossibilitasse sua locomoção após os 60 anos de idade, realizar visitas a amigos/parentes, participação social e praticar atividade física.

Conclusão:

As variáveis associadas estão diretamente relacionadas ao envelhecimento mais saudável. Mesmo na presença de patologias consideradas comuns no processo de envelhecimento, a prática de atividade física e o convívio social são importantes marcadores dessa independência.

Keywords : Idoso; Saúde da mulher; Envelhecimento..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )