SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Suicidally motivated intoxication by psychoactive drugs: characterization among the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

ALMEIDA, Natália Araujo de et al. Prevalência e fatores associados à polifarmácia entre os idosos residentes na comunidade. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.138-148. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562017020.160086.

Objetivo:

Verificar a prevalência e os fatores associados à polifarmácia entre os idosos residentes na comunidade no município de Cuiabá, Mato Grosso.

Método:

estudo transversal, em que participaram 573 pessoas com 60 anos e mais. A polifarmácia foi definida como o uso de cinco ou mais medicamentos. Para verificar a associação entre polifarmácia e as variáveis sociodemográficas, condições de saúde e acesso aos medicamentos realizou-se Teste qui-quadrado e Mantel Haenszel na análise bivariada e Regressão de Poisson na análise multivariada. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultado:

A prevalência da polifarmácia foi de 10,30%. Foram identificadas associações estatisticamente significantes entre polifarmácia e morar acompanhado, ter referido doenças do aparelho circulatório, doenças endócrinas, doenças nutricionais, doença do aparelho digestivo e ter referido dificuldades financeiras para aquisição de medicamentos.

Conclusão:

Alguns aspectos sociais e de condição de saúde exercem importante papel no uso de múltiplos medicamentos entre os idosos.

Keywords : Saúde do Idoso; Polimedicação; Combinação de Medicamentos; Estudos Transversais..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )