Acessibilidade / Reportar erro

Análise de sobrevida de idosos internados em Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

Objetivo:

realizar uma análise de sobrevida de pacientes idosos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, destacando os fatores preditores de óbito nesse grupo etário.

Método:

estudo de coorte retrospectivo que coletou dados em 457 prontuários de idosos internados em UTI na cidade de Natal, RN, Brasil. As funções de sobrevida foram calculadas por meio do estimador de Kaplan-Meier, utilizando o teste de Log-rank para estabelecer comparações. Além disso, foi feito um modelo múltiplo de riscos proporcionais de Cox para a identificação do efeito independente dos preditores de sobrevida.

Resultados:

Foi verificado que o maior tempo de internação, idade avançada, não ter união estável, apresentar choque, pneumonia, sepse, fratura, rebaixamento de nível de consciência, internação por motivo clínico, estar acamados antes da internação, com febre, bradicardia, hipotensão, ter parada cardiorrespiratória e necessitar de ventilação mecânica diminuiu a sobrevida de idosos internados em terapia intensiva. O modelo múltiplo proporcional de Cox revelou que as variáveis choque, idoso longevo, com bradicardia, fratura, febre, internação na rede pública e admissão por motivo clínico permaneceram significativos como fatores prognósticos de menor sobrevida de idosos em terapia intensiva.

Conclusões:

A sobrevida dos idosos internados em UTI de Natal, RN é afetada por fatores prognósticos de origem demográfica, clínica, referentes ao tipo de internação e à rede de serviços de saúde. Isso demonstra que ações que visem ao aumento da sobrevida de idosos em terapia intensiva precisam discutir questões individuais, sociais e referentes à rede de atenção à saúde.

Palavras-chave:
Terapia Intensiva; Saúde do Idoso; Análise de Sobrevida.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com