SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Oxidative damage to DNA in independent-living elderly persons and their correlations with sociodemographic, anthropometric, and functional parametersPrevalence of intestinal parasitosis and associated factors among the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

MARTINS, Marcos Vidal et al. Associação entre razão Triglicerídeos e HDL-colesterol e fatores de risco cardiovascular em idosos atendidos na estratégia saúde da família de Viçosa, MG. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2017, vol.20, n.2, pp.236-243. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562017020.160059.

Objetivo:

Avaliar a associação entre razão Triglicerídeos e HDL-colesterol (TG/HDL-c) e fatores de risco cardiovascular em idosos.

Método:

Estudo epidemiológico transversal, com amostra probabilística de idosos (n=349), de ambos os sexos, atendidos na Estratégia Saúde da Família do município de Viçosa, MG. O risco cardiovascular foi calculado pela relação entre os níveis de TG sobre os níveis de HDL-c, sendo considerado em risco um valor maior que 3,5. Foram investigadas variáveis sociais e econômicas de estilo de vida, doenças crônicas não transmissíveis, níveis séricos de glicose, circunferência da cintura (CC) e índice de massa corporal. Para avaliar a associação entre a razão TG/HDL-c e as demais variáveis, foi utilizada regressão linear múltipla. As variáveis que se associaram à variável dependente com nível de significância menor que 0,20, na análise de regressão univariada, foram incluídas no modelo final (Stepwise-forward), adotando-se nível de significância p<0,05.

Resultados:

Os maiores valores da razão TG/HDL-c associaram-se com a presença da hipertensão arterial, ter sido ou ser fumante, apresentar elevados níveis séricos de glicose e possuir maior CC.

Conclusão:

Os achados refletem a importância de estudos sobre risco cardiovascular em idosos, devendo os profissionais da área da saúde ter familiaridade com os parâmetros que classificam os indivíduos com risco cardiovascular, sendo a razão TG/HDL-c um método confiável, com fácil aplicabilidade e boa correlação com efeitos adversos à saúde.

Keywords : Risco Cardiovascular; Doença Crônica; Saúde do Idoso..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )