SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Quality of life based on level of physical activity among elderly residents of urban and rural areasClinical and epidemiological characterization of patients receiving home care in the city of Maceió, in the state of Alagoas, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

CACHIONI, Meire et al. Bem-estar subjetivo e psicológico de idosos participantes de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2017, vol.20, n.3, pp.340-351. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562017020.160179.

Objetivo:

Analisar a distribuição entre as medidas de bem-estar subjetivo e bem-estar psicológico segundo os critérios sociodemográficos e tempo de participação no programa.

Método:

O estudo foi de corte transversal e utilizou os instrumentos: Questionário para levantamento de dados sociodemográficos: idade, sexo, escolaridade, tempo de participação na Universidade Aberta a Terceira Idade (UnATI), e programas semelhantes em outras instituições localizados na cidade de São Paulo, SP, Brasil; Escala de Satisfação Geral com a Vida; Escala de Satisfação com a Vida referenciada à quatro domínios: saúde, capacidade física, capacidade mental e envolvimento social; Escala de Estado de Ânimo; Escala de Desenvolvimento Pessoal. Os dados foram analisados por meio dos testes: qui-quadrado (para comparação das variáveis categóricas), testes U de Mann-Whitney e Kruskall-Wallis (para comparação das variáveis contínuas).

Resultado:

Idade e sexo destacaram-se como os principais fatores significativamente associados à satisfação geral com a vida e referenciada a domínios e ao estado de ânimo. O maior nível de escolaridade associou-se com o ajustamento psicológico.

Conclusão:

Participar de uma UnATI contribui para apresentar altos níveis de bem-estar subjetivo e psicológico. Idosos com idades mais avançadas e do sexo masculino apresentaram índices mais altos de satisfação com a vida e de sentimentos positivos. Os idosos podem avaliar a própria trajetória de desenvolvimento, o compromisso com a sociedade e ponderar sobre o próprio empenho em perseguir um ideal de excelência pessoal.

Keywords : Bem-estar Subjetivo; Bem-estar Psicológico; Idoso; Universidade Aberta à Terceira Idade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )