Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao diabetes em idosos assistidos em serviço ambulatorial especializado geronto-geriátrico

Resumo

Objetivo:

Identificar a prevalência de diabetes e sua relação com os fatores associados em idosos assistidos em serviço ambulatorial especializado geronto-geriátrico.

Método:

Estudo descritivo, de corte transversal, realizado com 301 idosos de ambos os sexos. A análise bivariada foi feita através dos testes qui-quadrado de Independência de Pearson e teste Exato de Fisher, considerando 5% de significância 95% confiança. Para verificar os fatores que podem influenciar a ocorrência do diabetes foi ajustado um modelo de regressão logística multivariado.

Resultado:

Não houve associação estatística significativa entre a prevalência de diabetes e as variáveis socioeconômicas e demográficas, fatores comportamentais e condições de saúde. Apenas a variável Índice de Massa Corpórea apresentou-se no entorno da significância estatística (p=0,059).

Conclusão:

O resultado obtido confirma a necessidade do desenvolvimento de novos estudos sobre a temática que considerem as particularidades e especificidades do público idoso para possibilitar o desenho de estratégias educativas de intervenção ajustadas a essa clientela.

Palavras-chave:
Diabetes Mellitus; Prevalência; Idoso

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com