SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Socioeconomic, regional and demographic factors related to population ageingPrevalence of Geriatric Depression and Alexithymia and their association with sociodemographic characteristics in a sample of elderly persons living in Buenos Aires, Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

CALDEIRA, Rebeca de Barros; NERI, Anita Liberalesso; BATISTONI, Samila Sathler Tavares  and  CACHIONI, Meire. Variáveis associadas à satisfação com a vida em cuidadores idosos de parentes também idosos cronicamente doentes e dependentes. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2017, vol.20, n.4, pp.502-515. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562017020.160177.

Objetivos:

Comparar a satisfação com a vida de cuidadores familiares considerando seu gênero, idade, tempo transcorrido desde o início do cuidado, condições de saúde, religiosidade, sobrecarga percebida e qualidade de vida, nível de dependência física e cognitiva dos idosos receptores de cuidados e investigar associações entre essas variáveis e baixa satisfação com a vida.

Métodos:

Amostra de conveniência com 148 cuidadores de Indaiatuba e Campinas, SP, Brasil, submetida a entrevistas realizadas em domicílios, consultórios médicos privados e ambulatórios com apoio de questionários sobre condições sociodemográficas e de saúde do cuidador, tempo de cuidado, escalas de satisfação com a vida, religiosidade, sobrecarga percebida e qualidade de vida e condições de saúde física e mental do idoso cuidado. As análises utilizadas foram Descritiva, Regressão Univariada e Multivariada.

Resultados:

Entre os cuidadores que pontuaram baixo em satisfação haviam mais idosos frágeis, com três ou mais doenças crônicas e depressão, maior sobrecarga percebida e menor pontuação em autorrealização e prazer e em controle e autonomia, fatores da escala de qualidade de vida percebida. Os cuidadores idosos com maior chance de pontuar para baixa satisfação com a vida foram os que pontuaram baixo no fator autorrealização e prazer (OR=101,29; IC=28,68 - 357,73) e que pontuaram alto em sobrecarga percebida (OR=5,89; IC=2,13 a 16,24).

Conclusões:

A avaliação do cuidador sobre sua satisfação com a vida é mais influenciada por variáveis subjetivas do que objetivas, sendo que a baixa satisfação parece estar fortemente associada à baixa qualidade de vida, alta sobrecarga e a fragilidade de cuidador.

Keywords : Satisfação Pessoal; Cuidado; Família; Idoso; Qualidade de Vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )