SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue5Elderly patients with facial trauma: a 10 year reviewMultimorbidity associated with polypharmacy and negative self-perception of health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

OLIVEIRA, Martha; VERAS, Renato  and  CORDEIRO, Hésio. A Saúde Suplementar e o envelhecimento após 19 anos de regulação: onde estamos?. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2017, vol.20, n.5, pp.624-633. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562017020.170132.

O artigo tem por objetivo analisar as mudanças ocorridas na saúde suplementar e seus reflexos na adesão e manutenção dos idosos nos planos de saúde, demonstrar o estado atual do modelo de assistência oferecido e iniciar o debate sobre a importância da mudança nos modelos assistenciais e de remuneração no setor. Pode-se perceber menor rotatividade dos idosos nos planos de saúde quando comparados à população não idosa, com maior adesão a planos individuais e anteriores à regulamentação; baixíssima adesão a planos odontológicos; e maior representatividade dos idosos no último ano, demonstrando maior necessidade de permanência em momentos de crise econômica. Dados assistenciais e de custo apontam a urgente necessidade de reformulação da prática de cuidado, com apoio de estruturas hoje praticamente não existentes na saúde suplementar brasileira e não financiadas no setor (como cuidados paliativos, médicos gerenciadores do cuidado, entre outras).

Keywords : Assistência a Idosos; Saúde Suplementar; Assistência à Saúde; Serviços de Saúde para Idosos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )