Referência |
Periódico; Ano; Local |
Design |
Instrumentos utilizados para avaliar capacidade funcional e Religiosidade |
Amostra |
Principais achados |
Santos et al.3
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Ciência & Saúde Coletiva; 2013; Bambuí, MG |
- Etnográfico observacional - Qualitativo |
Entrevista semiestrutura na qual os idosos foram convocados a falar sobre a vida e sobre suas condições de saúde e eventual experiência de incapacidade funcional. |
57 idosos cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde - Utilizado critério de saturação para regular o tamanho da amostra |
As crenças e tradições religiosas mostraram ser um instrumento importante para o enfrentamento da incapacidade |
Berges, Kuo e Markides12
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Experimental Aging Research -2007 -Texas, EUA |
- Transversal - Quantitativo |
- ABVD e AIVD: índice de Katz, Escala de Guttman de saúde funcional. - Mobilidade Funcional: Performace Oriented Mobility Assessment (Poma) - Religiosidade: pergunta direta “com que frequência você vai à igreja ou a atividades religiosas?” |
118 idosos hispânicos (de origem mexicana) não institucionalizados, que tiveram Acidente Vascular Encefálico (AVE) - Amostra representativa de cerca de 500 mil idosos hispânicos |
A participação frequente em atividades religiosas foi associada a um menor declínio no desempenho das AVD’s (p=0,017) e AIVD’s (p=0,05) em idosos pós Acidente Vascular Encefálico. |
Arcury et al.13
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The Journal of Rural Health -2013 -Carolina do Norte, EUA |
- Transversal - Quantitativo |
- ABVD e AIVD: escala de funcionalidade do Medical Outcomes Study (MOS) - Religiosidade: os autores elaboraram perguntas e scores sobre as práticas religiosas públicas e privadas. |
701 idosos diabéticos da zona rural com diferentes etnias (americanos, afro-americanos e brancos) - Amostra aleatória, estratificada e randomizada. |
Melhor capacidade funcional foi associada às práticas religiosas públicas (p<0,05). Não houve associação da capacidade funcional com práticas religiosas intrínsecas. |
Park et al.14
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Research on aging -2008 -Alabama, EUA |
-Observacional longitudinal - Quantitativo |
- ABVD e AIVD: Escala de Lawton. - Religiosidade: Escala de religiosidade de Duke (DUREL) |
784 idosos americanos da comunidade - Amostra estratificada por município, raça e sexo. |
A participação frequente em atividades religiosas foi associada a uma menor dificuldade na realização das ABVD’s (p =0,001) e AIVD’s (p=0,05), porém, teve efeito protetor longitudinal apenas nas AIVD’s (p=0,05). |
Hybels et al.15
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The Gerontologist -2012 -Carolina do Norte, EUA |
- Longitudinal - Quantitativo |
- ABVD e AIVD: índice de Katz, Escala de Fillenbaum. - Mobilidade Funcional: Escala de Guttman de saúde funcional. - Religiosidade: pergunta direta “com que frequência você vai à eventos religiosos?”, “com que frequência você assiste programas religiosos na TV ou rádio?’’, com que frequência você gasta tempo em atividades religiosas privadas, como oração, meditação ou estudo da palavra?’’ |
2.924 idosos americanos da comunidade -Amostra representativa de cinco municípios do estado da Carolina do Norte |
Uma maior frequência em atividades religiosas foi associada a uma menor limitação nas AVD’s, AIVD’s e na mobilidade (p<0,0001). Assistir a programas religiosos na TV ou rádio foi associado a um maior desenvolvimento de limitações nas AIVD’s e na mobilidade (p<0,0001), na análise descontrolada. A prática religiosa intrínseca não esteve associada à mudanças funcionais. |
Hayward e Krause16
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Journal of Behavioral Medicine - 2014 - EUA |
- Longitudinal. - Quantitativo. |
- ABVD e AIVD: com base em 15 itens de ABVD e AIVD os autores investigaram o número e a gravidade de limitações funcionais - Religiosidade: pergunta direta sobre o desempenho de algum desses cargos: diácono, ancião, conselheira, pastor ou ministro, presidente de comissão, regente de coro ou professor da Escola Bíblica Dominical. |
1.152 idosos americanos da comunidade - Amostra representativa para a população de idosos dos EUA (excluindo Havaí e Alasca) |
Idosos com cargo de liderança religiosa apresentaram uma trajetória de declínio funcional mais lenta e menos agressiva que a dos frequentadores de atividades religiosas sem papel de liderança (p=0,009) e dos não frequentadores (p=0,004). |