SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6What is the impact of the European Consensus on the diagnosis and prevalence of sarcopenia among institutionalized elderly persons? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

LACERDA, Tatiana Teixeira Barral de et al. Caracterização das Instituições de longa permanência para idosos da região metropolitana de Belo Horizonte. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2017, vol.20, n.6, pp.743-753. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562017020.170014.

Objetivo:

caracterizar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, nos aspectos administrativos e assistenciais.

Método:

trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, em que se buscaram fontes primárias e secundárias no mapeamento de 170 ILPI. Para a caracterização, utilizou-se um questionário estruturado, cuja coleta deu-se no período entre novembro de 2014 e dezembro de 2015 por meio de contato telefônico e visita às ILPI, cenário deste estudo. Em seguida, procedeu-se à análise estatística descritiva dos dados coletados.

Resultados:

entre as 156 instituições participantes prevalecem as privadas e de caráter misto, com predominância de residentes do sexo feminino e de grau de dependência I e II, com ampla ocupação. As ILPI filantrópicas utilizam diretamente as aposentarias dos idosos para custeio, apesar de a maior parte delas receberem subvenção governamental. No que diz respeito às atividades ofertadas, foram semelhantes os resultados entre filantrópicas e privadas, diferentemente da composição da equipe que apresentou mais profissionais da saúde nas privadas e assistentes sociais e psicólogos nas filantrópicas.

Conclusões:

houve grande participação das ILPI, apesar de fatores limitadores como o instrumento e estratégia de coleta. Ressalta-se a necessidade da priorização do idoso na elaboração de políticas para a qualificação do cuidado ao idoso institucionalizado, bem como a possibilidade de interlocução entre as ILPI para minimizar o abandono do Estado.

Keywords : Idoso; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Envelhecimento; Saúde do Idoso.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )