SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Validation, reliability and operational equivalency of the nutritional screening method “Determine The Nutritional Health Of The Elderly” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

CALDAS, Gustavo Henrique de Oliveira; MOREIRA, Simone de Nóbrega Tomaz  and  VILAR, Maria José. Cuidados paliativos: Uma proposta para o ensino da graduação em Medicina. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.261-271. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562018021.180008.

Objetivo:

Propor competências essenciais para o ensino de Cuidados Paliativos nos cursos de graduação em Medicina.

Método:

Inicialmente, foi feita uma análise documental na literatura sobre competências gerais em Cuidados Paliativos, no sentido de construir um quadro com sugestões de competências essenciais para o ensino de graduação no Brasil. A seguir, o material elaborado foi apresentado individualmente a oito profissionais com formação especializada em cuidados paliativos de diferentes áreas para análise, acompanhado de uma entrevista com três questões abertas. Na análise documental e nas entrevistas com os profissionais, foi utilizada a análise de conteúdo temática categorial proposta por Bardin.

Resultados:

A análise documental inicial resultou em cinco categorias, oito subcategorias e 96 unidades de análise que deram subsídio ao pesquisador para construção das sugestões de competências, distribuídas num quadro em cinco módulos, com seus respectivos conteúdos. Das entrevistas com os profissionais, após leitura do material que lhes foi entregue, emergiram seis categorias, 12 subcategorias e 168 unidades de análise. Das falas contidas nas subcategorias e unidades de análise, emergiram sugestões para melhor distribuição dos módulos, resultando na renomeação destes (Princípios básicos dos Cuidados Paliativos, Manejo de sintomas, Trabalho em Equipe, Questões Éticas e Legais, Assistência nos Últimos Momentos de Vida).

Conclusão:

A discussão e aprimoramento das competências em Cuidados Paliativos sugeridas nesse estudo serão essenciais durante os fóruns de educação médica, para que possamos ter mais clareza do que realmente é necessário para a formação do médico generalista.

Keywords : Cuidados Paliativos; Medicina Paliativa; Educação Médica; Currículo; Pesquisa Qualitativa..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )