SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Factors determining the negative perception of the health of Brazilian elderly peopleThe double vulnerability of elderly caregivers: multimorbidity and perceived burden and their associations with frailty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

SCORTEGAGNA, Helenice de Moura; PICHLER, Nadir Antonio  and  FACCIO, Lúcia Fernanda. Vivência da espiritualidade por idosos institucionalizados. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.293-300. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562018021.180011.

Objetivo:

Conhecer o significado atribuído à vivência da espiritualidade diante das situações da vida pelos idosos residentes em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI).

Método:

Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada por meio de entrevista com oito idosos residentes em uma ILPI do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Resultados:

O que emergiu das entrevistas sofreu análise qualitativa para extração de unidades de significância e elaboração de duas categorias temáticas: Espiritualidade/religiosidade como direcionamento da vida e espiritualidade/religiosidade como sentido para vida, fonte de renovação, plenitude e felicidade.

Conclusão:

Os idosos deste estudo, ao expressarem a vivência da espiritualidade como estratégia importante de sentido para a vida, a desvelaram o como um suporte psíquico e emocional para o enfrentamento dos desafios existenciais. Essa compreensão permite aos profissionais que atuam nas ILPI investirem em práticas que incorporem a espiritualidade como elemento no cuidado integral da pessoa idosa.

Keywords : Envelhecimento; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Espiritualidade; Religião e Ciência..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )