SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Accuracy of waist circumference for predicting other components of metabolic syndrome: evidence from the Bambuí cohort study of the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

OLIVENCIA, Salomão Antônio; BARBOSA, Luiza Gabriela Mendes; CUNHA, Marcela Rodrigues da  and  SILVA, Ledismar José da. Tratamento farmacológico da dor crônica não oncológica em idosos: Revisão integrativa. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.372-381. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562018021.170179.

Objetivo:

Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o tratamento farmacológico da dor crônica não oncológica em idosos.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca na literatura incluiu artigos sobre o tratamento farmacológico da dor crônica em idosos, publicados entre 2007 e 2017, disponíveis na íntegra nas línguas portuguesa ou inglesa. Realizou-se a busca dos artigos nas bases de dados LILACS e MEDLINE utilizando os descritores “dor crônica”, “tratamento” e “idoso”, combinados com o operador booleano AND. Para análise da qualidade metodológica, o instrumento utilizado foi o Critical Appraisal Skill Programme (CASP).

Resultados:

Do total de 303 estudos que resultaram da busca, foram incluídos 32 artigos na amostragem final. Foram selecionados: 20 artigos de revisão, cinco estudos observacionais, cinco ensaios clínicos, um série de casos e um estudo retrospectivo; 75% dos artigos foram publicados nos últimos cinco anos, sendo um em português e o restante em inglês.

Conclusão:

Os resultados demonstram variadas opções de tratamento da dor crônica na população idosa, destacando o papel dos opioides, que podem vir a ser usados, com cautela, no tratamento. Chama-se atenção também ao fato de que diversas drogas não foram testadas especificamente na população idosa. Além disso, o manejo da dor no idoso requer atenção a diversos fatores, entre eles as comorbidades, polifarmácia e funcionalidade do paciente. Assim, deve ser feita uma abordagem individualizada do paciente idoso, a fim de melhorar os resultados e diminuir efeitos colaterais.

Keywords : Dor Crônica; Tratamento Farmacológico; Uso de Medicamentos; Saúde do Idoso..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )