SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Fatores associados à internação hospitalar de idosos: estudo de base nacionalAssociação entre estado cognitivo e autoestima global em idosos institucionalizados: será a condição de saúde um mediador? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

BENTO, Sirlei Ricarte et al. Uso de jogo digital terapêutico em idosos em tratamento dialítico: aspectos cognitivos e sintomas depressivos. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2018, vol.21, n.4, pp.447-455. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562018021.170184.

Objetivo:

avaliar a presença de sintomas depressivos e alterações cognitivas antes e após um programa de intervenção com um jogo digital terapêutico em idosos em hemodiálise.

Método:

estudo quase experimental, realizado com 26 idosos em hemodiálise. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário de caracterização sociodemográfica e condições de saúde, Escala de Depressão Geriátrica - 15 itens e Exame Cognitivo de Addenbrooke’s Revisado. A intervenção com o jogo digital terapêutico foi realizada durante cinco sessões.

Resultados:

dos participantes 80,8% eram do sexo masculino, com média de idade de 66,7 (±5,8) anos. Com relação aos sintomas depressivos a média pré-intervenção foi de 3,9 (±3,0) e pós-intervenção foi de 2,8 (±2,9), apresentando diferença estatisticamente significante (p=0,005). Quanto à função cognitiva não houve diferença estatisticamente significante antes e após a intervenção. Houve diferença estatisticamente significante na média dos escores dos sintomas depressivos, sendo menor na após a intervenção. Ademais, não apresentou diferença estatisticamente significante na média das avaliações cognitivas.

Conclusão:

estudos de intervenção com pacientes em tratamento hemodialítico ainda são escassos e esta pesquisa apresenta resultados positivos de uma intervenção com jogo digital terapêutico, apresentando melhora nos sintomas depressivos dos participantes.

Palavras-chave : Idoso; Cognição; Depressão; Insuficiência Renal Crônica; Tecnologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )