SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue5Instruments for the functional assessment of elderly persons in palliative care: an integrative reviewElder abuse in Brazil: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

FERREIRA, Luana Karoline; MEIRELES, Juliana Fernandes Filgueiras  and  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Avaliação do estilo e qualidade de vida em idosos: uma revisão de literatura. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2018, vol.21, n.5, pp.616-627. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562018021.180028.

Objetivo:

analisar a produção científica nacional e internacional que relaciona estilo e qualidade de vida de idosos.

Método:

realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e PsycINFO. Adotou-se quatro cruzamentos: os sinônimos em inglês da palavra “idoso” (“Aged”, “Aging”, “Old age” e “Elderly”), com os termos “Quality of life” e “Lifestyle”.

Resultados:

após a adoção dos critérios de inclusão e exclusão, foram analisados 24 artigos. A atividade física, a alimentação, a composição corporal, a ingestão de álcool, o tabagismo e as relações sociais foram os principais componentes do estilo de vida investigados. Os estudos demonstram que esses fatores influenciam na percepção da qualidade de vida de idosos. Além desses fatores, as características sociodemográficos, a capacidade funcional, a qualidade do sono e as comorbidades, também são fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos.

Conclusão:

o interesse na relação entre o estilo e qualidade de vida de idosos tem aumentado nos últimos anos. Foi possível observar que o estilo de vida de idosos vem sendo pesquisado de variadas formas. Espera-se como perspectivas futuras que sejam desenvolvidas ferramentas de avaliação do estilo de vida de idosos e também investigações qualitativas de forma a conseguir obter uma compreensão mais aprofundada sobre as especificidades existentes na relação do Estilo de Vida e dos níveis de qualidade de vida na velhice.

Keywords : Saúde do Idoso; Estilo de Vida; Qualidade de Vida; Revisão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )