Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256
Resumo
MARTINS, Renata Breda et al. Satisfação com a imagem corporal, estado nutricional, indicadores antropométricos e qualidade de vida em idosos. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2018, vol.21, n.6, pp.667-679. ISSN 1981-2256. http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562018021.180115.
Objetivo:
determinar a prevalência da satisfação com a imagem corporal em idosos, bem como a sua relação com o estado nutricional, indicadores antropométricos e qualidade de vida.
Método:
estudo transversal, descritivo e analítico desenvolvido com idosos provenientes de unidades da Estratégia Saúde da Família de todos os distritos sanitários de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. As variáveis pesquisadas foram: sociodemográficas (sexo; idade; estado civil e escolaridade), antropométricas (peso; altura; índice da massa corporal; circunferências do braço, panturrilha, cintura e quadril; razão cintura-quadril e dobra cutânea triciptal), nutricional (Mini Avaliação Nutricional), e clínicas (qualidade de vida; satisfação com a imagem corporal). Foram aplicadas a Escala de Silhuetas de Stunkard (imagem corporal), a Mini Avaliação Nutricional e a escala de qualidade de vida de Flanagan. Para análise dos dados foi realizada regressão logística (cinco etapas) com o método Backward condicional.
Resultados:
foram avaliados 532 usuários idosos [68,96 (7,14) anos], em sua maioria mulheres (64,8%) e insatisfeitas com sua imagem corporal (71,7%). Foram consideradas variáveis preditoras da satisfação com a imagem corporal: índice de massa corporal eutrófico/baixo peso, circunferência do braço eutrofia/insuficiente e média mais alta na qualidade de vida.
Conclusão:
identificou-se baixa prevalência da satisfação com a imagem corporal entre os idosos em geral. Aqueles com menor índice de massa corporal, menores medidas de circunferência do braço e melhor qualidade de vida apresentaram maiores chances de serem satisfeitos com a sua imagem corporal.
Palavras-chave : Imagem Corporal; Idoso; Estado Nutricional; Antropometria; Qualidade de Vida.