SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número6Apoio social e processamento cognitivo entre idosos cuidadores e não cuidadores de outros idososPrevalência e fatores associados à fragilidade em idosos usuários da Estratégia Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

MARTINS, Renata Breda et al. Satisfação com a imagem corporal, estado nutricional, indicadores antropométricos e qualidade de vida em idosos. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2018, vol.21, n.6, pp.667-679. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562018021.180115.

Objetivo:

determinar a prevalência da satisfação com a imagem corporal em idosos, bem como a sua relação com o estado nutricional, indicadores antropométricos e qualidade de vida.

Método:

estudo transversal, descritivo e analítico desenvolvido com idosos provenientes de unidades da Estratégia Saúde da Família de todos os distritos sanitários de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. As variáveis pesquisadas foram: sociodemográficas (sexo; idade; estado civil e escolaridade), antropométricas (peso; altura; índice da massa corporal; circunferências do braço, panturrilha, cintura e quadril; razão cintura-quadril e dobra cutânea triciptal), nutricional (Mini Avaliação Nutricional), e clínicas (qualidade de vida; satisfação com a imagem corporal). Foram aplicadas a Escala de Silhuetas de Stunkard (imagem corporal), a Mini Avaliação Nutricional e a escala de qualidade de vida de Flanagan. Para análise dos dados foi realizada regressão logística (cinco etapas) com o método Backward condicional.

Resultados:

foram avaliados 532 usuários idosos [68,96 (7,14) anos], em sua maioria mulheres (64,8%) e insatisfeitas com sua imagem corporal (71,7%). Foram consideradas variáveis preditoras da satisfação com a imagem corporal: índice de massa corporal eutrófico/baixo peso, circunferência do braço eutrofia/insuficiente e média mais alta na qualidade de vida.

Conclusão:

identificou-se baixa prevalência da satisfação com a imagem corporal entre os idosos em geral. Aqueles com menor índice de massa corporal, menores medidas de circunferência do braço e melhor qualidade de vida apresentaram maiores chances de serem satisfeitos com a sua imagem corporal.

Palavras-chave : Imagem Corporal; Idoso; Estado Nutricional; Antropometria; Qualidade de Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )