Acessibilidade / Reportar erro

Análise de concordância entre métodos para estimativa da estatura de idosos atendidos em ambulatório de nutrição

Resumo

Objetivo:

avaliar a concordância entre os métodos de estimativa de estatura com a estatura aferida de idosos atendidos em ambulatório de nutrição.

Método:

foram avaliados 43 idosos, de ambos os sexos, durante as consultas de nutrição, tendo sido coletados dados sociodemográficos dos prontuários e aferidas a estatura, altura do joelho, envergadura e semienvergadura dos braços. A análise estatística dos dados foi feita pelo teste de Bland-Altman para avaliar a concordância entre as estaturas estimadas pelas fórmulas preditivas e a estatura aferida.

Resultados:

os valores encontrados foram: estatura aferida em metros 1,53 (±0,08), estatura estimada pela envergadura 1,60 (±0,10), pela semienvergadura 1,61 (±0,11) e pela atura do joelho 1,56 (±0,10). De acordo com o gráfico de Bland-Altman a estatura estimada pela altura do joelho apresentou melhor concordância com a estatura aferida.

Conclusão:

com os resultados encontrados neste trabalho, observamos que as fórmulas preditivas para estimativa de estatura em idosos, que utilizam envergadura e semienvergadura dos braços não apresentaram boa concordância com a estatura aferida. Já a altura do joelho, utilizando a fórmula de Chumlea, apresentou a melhor concordância com a estatura aferida e parece ser a uma boa maneira para estimar a estatura da população estudada.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Avaliação Nutricional; Estatura

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com