SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Risk of hospitalization of elderly rural workers in the state of Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

FLESCH, Letícia Decimo; BATISTONI, Samila Sathler Tavares; NERI, Anita Liberalesso  and  CACHIONI, Meire. Fatores associados à qualidade de vida de idosos que cuidam de outros idosos. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2019, vol.22, n.3, e180155.  Epub Sep 09, 2019. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562019022.180155.

Objetivo:

Avaliar a associação entre a vulnerabilidade por ser idoso e ser cuidador e a qualidade de vida avaliada pelos fatores do Control, Autonomy, Self-realization and Pleasure (CASP-19).

Método:

Participaram deste estudo descritivo transversal, 148 idosos cuidadores selecionados por conveniência em serviços de saúde públicos e privados brasileiros - amostra do estudo “Bem-estar psicológico de idosos que cuidam de outros idosos no contexto da família”. Para este estudo, foram selecionadas as variáveis condições de saúde do cuidador, demanda de cuidados, percepção de sobrecarga, avaliação subjetiva da saúde e qualidade de vida. Foram realizadas análises descritivas, testes qui-quadrado, exato de Fisher, Kruskal-Wallis e análises de regressão logística hierárquica multivariada, com critério Stepwise de seleção de variáveis.

Resultados:

Nas análises multivariadas hierárquicas, verificou-se que o número de sintomas e sobrecarga total foi significativamente associado à pior qualidade de vida. Os idosos com maior risco de pior qualidade de vida apresentavam três ou mais sintomas e sobrecarga alta. As variáveis número de doenças, sobrecarga e avaliação subjetiva da saúde comparada com passado foram significativamente associadas à pior qualidade de vida.

Conclusão:

Pode-se concluir que, para o cuidador idoso, aspectos de saúde física (sinais e sintomas, doenças crônicas e percepção de piora da saúde) aliados à sobrecarga são os aspectos que mais influenciam a qualidade de vida desse tipo de cuidador.

Keywords : Cuidadores; Idoso; Qualidade de Vida; Vulnerabilidade em Saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )