Acessibilidade / Reportar erro

Doença de Parkinson: Enfrentamento e convívio

Resumo

Objetivo:

Conhecer as formas de enfrentamento no convívio com a doença de Parkinson.

Método:

O referencial metodológico utilizado foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram da entrevista em profundidade 30 pessoas diagnosticadas com doença de Parkinson cadastradas na Associação Parkinson Santa Catarina, SC, Brasil. Após o processo de codificação dos dados, cinco pessoas com a doença validaram os achados. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro de 2013 a abril de 2014.

Resultados:

As categorias que emergiram foram: Compartilhar atividades junto a pessoas com doença de Parkinson; Ter o apoio da família; Buscar viver saudável: atividades para autoestima e qualidade de vida. Discussão: Destaca-se, em estudo, a importância da companhia da família na promoção da estabilidade e autoestima do paciente, onde o amparo da família ajuda no enfrentamento da condição de saúde.

Conclusão:

Foi possível conhecer as formas de enfrentamento para conviver com a doença, principalmente no compartilhar experiências com semelhantes; o apoio da família, atividades de lazer, e mudanças no estilo de vida; tais características são pertinentes para o cuidado à saúde de pessoas com doenças neurodegenerativas.

Palavras-chave:
Doença de Parkinson; Apoio Social; Enfermagem; Família; Pesquisa Qualitativa

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com