SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Multimorbidity due to chronic noncommunicable diseases in older adults: a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

OLIVEIRA, Letícia Menezes de et al. Solidão na senescência e sua relação com sintomas depressivos: revisão integrativa. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2019, vol.22, n.6, e190241.  Epub May 15, 2020. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562019022.190241.

O aumento da expectativa de vida e do percentual da população idosa têm sido relacionados à redução da qualidade de vida e do convívio social devido às transformações biopsicossociais inerentes ao processo de envelhecimento. Este estudo teve por objetivo verificar as evidências científicas sobre a relação entre a solidão e os sintomas depressivos nos idosos. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados: SCOPUS, PubMed, Medline, Web of Science, CINAHL e PyscINFO, com a utilização dos descritores indexados no Mesh Terms e DeCS “aged”, “loneliness”, “depression”. Utilizou-se a estratégia PICOS para elaboração do título e pergunta norteadora e as diretrizes metodológicas de acordo com PRISMA para escrever o relatório desta revisão. Foram resgatados 827 artigos dos quais 23 artigos foram selecionados, sendo 16 provenientes das bases de dados e sete provenientes de busca reversa. A solidão e depressão têm algumas características em comum, que ao desenvolver uma dessas condições, a outra é estimulada nos idosos. Desta forma, a solidão é um grande fator de risco de desenvolvimento da depressão, assim como a depressão é um fator agravante da solidão em idosos.

Keywords : Envelhecimento; Saúde do Idoso; Solidão; Depressão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )