Acessibilidade / Reportar erro

Teste circuito ao ar livre: construção e validação de um instrumento de predição da capacidade cardiorrespiratória de idosos

Resumo

Objetivo:

Este estudo propôs construir, validar e verificar a confiabilidade de um protocolo de avaliação da capacidade cardiorrespiratória de idosos frequentadores do projeto Rio ao Ar Livre (RAL), denominado “Teste Circuito ao Ar Livre (TCAL)

Método:

foram realizados testes de validade e confiabilidade para verificar a acurácia do TCAL com 50 idosos (70,6±6,3 anos) de ambos os sexos e frequentadores do RAL. A validade foi testada através de coleta de dados de VO2máx em teste cardiopulmonar de exercício máximo e de variáveis do TCAL: a) Tempo de Execução do Circuito; b) Frequência Cardíaca; c) Percepção Subjetiva de Esforço; d) Frequência Cardíaca Média (FCméd). A confiabilidade foi testada através da reprodutibilidade das medidas das variáveis do TCAL, expressas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC). A capacidade preditiva do VO2máx deu-se por regressão linear múltipla e a estabilidade final do modelo por análise de resíduos e cálculo das distâncias de Cook, sendo adotado o valor de P≤0,05 para significância estatística.

Resultados:

O modelo preditivo baseado na idade, sexo, circunferência da cintura, IMC e tempo de execução do circuito explicou 41% da variância do VO2máx, com erro-padrão de estimativa de 18,5%, e apresentou reprodutibilidade de 0,62 a 0,93.

Conclusão:

O TCAL mostrou-se válido, confiável e específico para predição da aptidão cardiorrespiratória de idosos frequentadores do RAL, mostrando adequada reprodutibilidade e positiva associação com a aptidão física dos idosos.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Política Pública; Exercício Físico; Consumo de Oxigênio

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com