SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue6Outdoor circuit test: construction and validation of an instrument for the prediction of cardiorespiratory capacity for older adultsAction plan for tackling violence against older adults in Brazil: analysis of indicators by states author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

FERREIRA, Marielle Cristina Gonçalves; TURA, Luiz Fernando Rangel; SILVA, Rafael Celestino da  and  FERREIRA, Márcia de Assunção. Programa Academia Carioca da Saúde: Cotidiano, lazer e saúde de idosos. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2020, vol.23, n.6, e200084.  Epub Oct 12, 2020. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562020023.200084.

Objetivo:

Identificar as atividades realizadas por idosos integrantes do Programa Academia Carioca da Saúde em seus cotidianos e analisar as contribuições de tais práticas para a saúde e qualidade de vida.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada por meio de entrevista com 30 idosos frequentadores de uma Academia da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A análise foi do tipo lexicográfico, com uso do software Alceste.

Resultados:

Foram geradas cinco classes lexicais. As atividades físicas e de lazer se expressam nas classes 2 e 3. Os depoimentos que compõem as classes lexicais evidenciam que os idosos realizam as atividades cotidianas com autonomia e independência. Eles avaliam que as atividades promovem a integração dos participantes, incrementa a participação social e beneficiam a saúde e a qualidade de vida atribuindo sua proatividade à participação no grupo de convivência.

Conclusão:

As atividades diversificam o cotidiano, incrementam a socialização e as oportunidades de lazer de idosos, consequentemente a saúde, na medida em que oportuniza ampliação das relações sociais.

Keywords : Saúde do Idoso; Qualidade de Vida; Atividades de Lazer; Atividade Motora; Política Pública.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )