Acessibilidade / Reportar erro

Programa Academia Carioca da Saúde: Cotidiano, lazer e saúde de idosos

Resumo

Objetivo:

Identificar as atividades realizadas por idosos integrantes do Programa Academia Carioca da Saúde em seus cotidianos e analisar as contribuições de tais práticas para a saúde e qualidade de vida.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada por meio de entrevista com 30 idosos frequentadores de uma Academia da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A análise foi do tipo lexicográfico, com uso do software Alceste.

Resultados:

Foram geradas cinco classes lexicais. As atividades físicas e de lazer se expressam nas classes 2 e 3. Os depoimentos que compõem as classes lexicais evidenciam que os idosos realizam as atividades cotidianas com autonomia e independência. Eles avaliam que as atividades promovem a integração dos participantes, incrementa a participação social e beneficiam a saúde e a qualidade de vida atribuindo sua proatividade à participação no grupo de convivência.

Conclusão:

As atividades diversificam o cotidiano, incrementam a socialização e as oportunidades de lazer de idosos, consequentemente a saúde, na medida em que oportuniza ampliação das relações sociais.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Qualidade de Vida; Atividades de Lazer; Atividade Motora; Política Pública

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com