SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número6A importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento motorQualidade de vida do trabalhador docente em educação física do estado do Paraná, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

versão On-line ISSN 1980-0037

Resumo

COSTA, Gustavo et al. Relação entre o tempo, o tipo e o efeito do ataque no Voleibol masculino juvenil de alto nível competitivo. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2010, vol.12, n.6, pp. 428-434. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2010v12n6p428.

Atualmente, no Voleibol de alto nível, é inquestionável o papel que o ataque assume no desenrolar do jogo e no rendimento das equipes, o que requer ataques rápidos, precisos e potentes, exigindo, para tal, o domínio técnico e a capacidade de adaptação aos constrangimentos situacionais do jogo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi o de analisar a relação entre o tempo e o tipo de ataque com o efeito do ataque em seleções nacionais juvenis de Voleibol masculino. Para tal, recorreu-se à análise de 1191 ações de ataque de seleções nacionais presentes no Campeonato Mundial Juvenil. Verificou-se que o efeito de ataque mais recorrente foi o ponto, sendo que os ataques mais rápidos apresentaram maior frequência de acontecimento, assim como os ataques potentes. O jogo mais rápido favoreceu a obtenção do ponto e o ataque potente emanou da necessidade de sobrepor-se ao sistema defensivo adversário.

Palavras-chave : Voleibol; Tempo de ataque; Tipo de ataque; Efeito do Ataque.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português