SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Prevalence of overweight, obesity and hypertension in adolescents attending an art schoolCaracterização da curva da frequência cardíaca durante teste incremental máximo em esteira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

versão On-line ISSN 1980-0037

Resumo

COELHO, Cristina Martins et al. Função ventilatória em mulheres praticantes de Hatha Ioga. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. (Online) [online]. 2011, vol.13, n.4, pp. 279-284. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n4p279.

A Ioga é um sistema filosófico milenar originário da Índia, cujo objetivo principal é o desenvolvimento da união entre corpo e mente, através de exercícios, respiração e meditação, visando o bem-estar físico e mental. O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da prática regular de Hatha Ioga sobre a função ventilatória de mulheres saudáveis. Estudo transversal controlado, no qual participaram 25 mulheres, sendo os grupos IOGA e controle, compostos por 13 e 12 voluntárias, respectivamente. As voluntárias do grupo IOGA praticavam Hatha Ioga há pelo menos seis meses. A frequência respiratória foi avaliada através da contagem em um minuto; as pressões inspiratórias e expiratórias máximas foram avaliadas através da manovacuometria; as mobilidades torácicas axilar e xifóidea através da cirtometria; a capacidade vital forçada e o pico de fluxo expiratório através da espirometria. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos apenas com relação à frequência respiratória e mobilidade xifóidea. Pode-se concluir que a prática regular de Hatha Ioga mostrou-se capaz de influenciar positivamente a frequência respiratória e a mobilidade xifóidea.

Palavras-chave : Atividade motora; Capacidade vital; Ioga; Testes de função respiratória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês