SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue5Aerobic evaluation in soccerPsychological skills of veteran athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

On-line version ISSN 1980-0037

Abstract

TANI, Go; BRUZI, Alessandro Teodoro; BASTOS, Flavio Henrique  and  CHIVIACOWSKY, Suzete. O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. (Online) [online]. 2011, vol.13, n.5, pp. 392-403. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n5p392.

O objetivo deste artigo é realizar uma revisão de literatura sobre a demonstração, uma importante fonte de informação no processo de aquisição de habilidades motoras, buscando apresentar o estado da arte, os principais desafios e algumas perspectivas de pesquisa. A demonstração tem sido investigada sob diferentes bases teóricas. A primeira delas é a teoria de aprendizagem social de Bandura, na qual foram apresentadas proposições acerca de como a informação observada é processada pelo aprendiz. As pesquisas mais recentes têm procurado elucidar a natureza da informação observada e se fundamentam em duas abordagens teóricas: a motora e a da ação. Os resultados de pesquisas com base na teoria de Bandura mostram que, no ato da aprendizagem por observação, as características do modelo, do aprendiz, da demonstração e da habilidade motora potencializam diferentemente os subprocessos relacionados à formação de referência da ação. Já os estudos que têm investigado a natureza da informação apresentam avanços em ambas as abordagens teóricas, porém em ritmo lento. Para que novos avanços ocorram, sugere-se um intercâmbio metodológico entre as abordagens e a realização de investigações em que o aprendiz tenha maior controle sobre a solicitação e o uso da demonstração.

Keywords : Aprendizagem motora; Demonstração; Observação; Habilidade motora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese