SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Skeletal-muscle mass of São Paulo city elderly - SABE Survey: Health , Well-being and AgingValidity of anthropometric equations for the estimation of muscle mass in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

On-line version ISSN 1980-0037

Abstract

PEREZ, Anselmo José et al. Estudo comparativo da autonomia de ação de idosas residentes em áreas rurais e urbanas. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 11-22. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2012v14n1p11.

A autonomia de ação é um fator importante para a qualidade de vida de pessoas idosas. Todavia, os efeitos dos contextos de moradia rural ou urbana sobre a autonomia de ação deste grupo alvo são pouco conhecidos. O presente estudo comparou a autonomia de ação de idosas residentes em áreas urbanas da Grande Vitória/ES (GU, n=30, idade=65,5± 0,72 anos) e na área rural do município de Alfredo Chaves/ES (GR, n=31; idade=65,1± 0,74 anos), utilizando o Sistema Sênior de Avaliação da Autonomia de Ação (SysSen). O SysSen é composto por questionário (QSAP) e teste de campo (TSMP). O QSAP fornece um Índice de Autonomia Exprimida (IAE) e o TSMP, um Índice de Autonomia Potencial (IAP) que, cruzados, definem o Índice de Autonomia de Ação (IAP/IAE=ISAC). Um ISAC≥1,0 caracteriza o sujeito como autônomo. Os resultados revelaram que: a) O IAP foi maior para o GU, mas as necessidades em termos de atividades físicas IAE foram similares; b) O ITOT da força de membros superiores (FO) foi maior que a potência aeróbica (PA) no GR; c) A contribuição das quatro partes do QSAP para o IAE foi equilibrada. Em conclusão, idosas residentes em áreas rurais e urbanas, exibiram níveis similares de déficits de autonomia de ação traduzidas pelo ISAC, em função de condição física insuficiente em relação ao IAE.

Keywords : Ambiente; Autonomia; Envelhecimento; Saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese