SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Validade de equações antropométricas para estimar a massa muscular em idososParâmetros cinéticos determinantes do desempenho nos saltos verticais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

versão On-line ISSN 1980-0037

Resumo

RODRIGUES, Eduardo Quieroti et al. Indicadores cardiovasculares em repouso e durante um teste incremental em jovens do sexo masculino. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 32-40. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2012v14n1p32.

O presente estudo comparou valores de glicemia, frequência cardíaca em repouso e durante exercício, além da composição corporal entre hipertensos e normotensos. A amostra foi composta por 32 jovens do sexo masculino, com média de idade de 22,6 anos. Inicialmente, aferiu-se a pressão arterial, para divisão em dois grupos: hipertensos e normotensos. Posteriormente foram mensurados, glicemia em jejum, impedância bioelétrica, antropometria, e a frequência cardíaca no repouso, durante o teste de esforço máximo e na fase de recuperação. A análise estatística foi composta pelo teste t- Student e análise de variância para medidas repetidas two-way, entre os grupos. O valor de significância adotado foi p = 0,05. Os dados analisados mostraram que indivíduos hipertensos apresentam maiores índices metabólicos e valores hemodinâmicos do que indivíduos normotensos, sendo estes indicadores de risco cardiovascular.

Palavras-chave : Adulto Jovem; Hipertensão; Fatores de Risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês