SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Estimated VO2max and its corresponding velocity predict performance of amateur runnersReliability of triceps surae muscle architecture measurements obtained with sonographic imaging author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

On-line version ISSN 1980-0037

Abstract

PINTO, Ronei Silveira et al. Avaliação do déficit bilateral em contrações isométricas dos extensores de joelhos. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 202-211. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2012v14n2p202.

O treinamento de força tem sido referido como uma importante ferramenta para o incremento e a manutenção da saúde. Os exercícios que compõem um programa de treino podem ser executados em condição unilateral ou bilateral. Alguns estudos têm apresentado valores mais reduzidos de produção de força e sinal eletromiográfico em condições bilaterais do que o somatório desses valores em condições unilaterais. Essa diferença na produção de força, bem como no sinal eletromiográfico é denominada déficit bilateral. O objetivo do presente estudo foi avaliar a produção de força e a atividade eletromiográfica dos músculos reto da coxa e vasto lateral no exercício de extensão isométrica de joelhos, nas condições unilateral e bilateral. A amostra foi constituída de 10 indivíduos do sexo masculino, com idades entre 18 e 30 anos, não praticantes de treinamento de força. Foram registrados os valores de força e atividade elétrica com a utilização de uma célula de carga e eletrodos de superfície, respectivamente, no teste isométrico de extensão de joelhos (120º). Os resultados apontaram valores maiores (p<0,05) para a produção de força e sinal eletromiográfico na condição unilateral do exercício, reportando um déficit bilateral tanto na força como na atividade eletromiográfica. Estes resultados sugerem que o treino unilateral promove maior estímulo muscular, constituindo-se como uma importante estratégia a ser utilizada na prescrição dos exercícios de força.

Keywords : Déficit bilateral; Eletromiografia; Força muscular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese