SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Evaluation of bilateral deficit in isometric contractions of the knee extensorsInfluence of apolipoprotein-E gene on lipid profile, physical activity and body fat relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

On-line version ISSN 1980-0037

Abstract

MARTINS, Natália Santos da Fonseca; PEIXINHO, Carolina Carneiro  and  OLIVEIRA, Liliam Fernandes de. Confiabilidade de medidas de arquitetura muscular do tríceps sural por ultrassonografia de imagem. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 212-220. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2012v14n2p212.

Há, atualmente, na literatura, poucas pesquisas de confiabilidade e validação da quantificação de parâmetros de arquitetura muscular por ultrassonografia (US), relatando informações importantes como o erro típico da medida (ETM) e o coeficiente de correlação intraclasse (ICC). O objetivo do estudo foi aplicar a técnica de US para quantificar as medidas de comprimento da fibra (CF) e ângulo de penação (AP) dos músculos gastrocnêmios e determinar a confiabilidade e a reprodutibilidade dessas medidas. Duas imagens de cada gastrocnêmio de 19 indivíduos jovens e saudáveis foram adquiridas com um equipamento de ultrassom modo-B (7,5MHz), em duas visitas. CF e AP foram medidos cinco vezes nas duas imagens de cada indivíduo, totalizando vinte medidas de cada parâmetro para cada participante. A confiabilidade do total das 760 medidas foi determinada através do coeficiente de variação (CV), ICC e ETM. O CV do CF variou de 1,67 a 4,44% e do AP de 3,8 a 11,62%. Todos os ICC se encontram no intervalo de grande confiabilidade, com exceção do valor referente à medida interdias do AP do gastrocnêmio medial (0,67). Os dois valores mais altos de ETM (3,1º e 3,7º) correspondem aos dois valores inferiores do ICC (0,67 e 0,83), referentes às medidas repetidas interdias dos gastrocnêmios. As medidas de CF dos gastrocnêmios medial e lateral apresentaram ETM de 2,17mm e 2,25mm, respectivamente. Os resultados obtidos demonstraram que a metodologia utilizada para medição de CF e AP realizada em imagens de ultrassom apresentou alta confiabilidade.

Keywords : Arquitetura muscular; Confiabilidade; Ultrassonografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese