SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Estimation of cardiorespiratory fitness in adolescents with the 9-minute run/walk testEnergy demand and heart rate evaluation at different phases during a match along an official soccer competition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

On-line version ISSN 1980-0037

Abstract

LIMA, Ricardo Moreno et al. Efeitos do treinamento resistido sobre a força muscular de idosas: uma comparação entre métodos. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2012, vol.14, n.4, pp. 409-418. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2012v14n4p409.

O treinamento de força (TF) proporciona ganhos de força muscular (FM) em idosos. Entretanto, a magnitude pode variar consideravelmente conforme o método de avaliação utilizado. O estudo teve como objetivo comparar dois métodos de avaliação de força muscular após programa de TF em idosas. Participaram 61 idosas (idade média de 66,8 ± 5,8 anos), submetidas a um programa com duração de 24 semanas. Os exercícios contemplaram os principais grupos musculares. A FM dos extensores do joelho foi avaliada pelo teste da repetição máxima (1RM) e pelo dinamômetro isocinético (60º.s-1) antes e após o TF. Aplicou-se uma ANOVA 2X2 para comparar os métodos e a FM após o programa de TF. Observou-se que a FM aumentou significativamente após a intervenção, em ambos os métodos. Os incrementos na FM foram de 16,7% e 54,7% para o isocinético e 1RM respectivamente. Os incrementos avaliados pela 1RM foram significativamente (P<0,001) superiores aos mensurados pelo isocinético. Apesar dos valores estarem dentro dos limites de concordância, a diferença entre 1RM e Isocinético diminuiu conforme o aumento da FM pós-treinamento. Concluiu-se que, embora o TF promova aumento da FM em idosas, a magnitude desse ganho varia substancialmente em função do método utilizado. Ao que parece, o uso da 1RM pode superestimar os ganhos de FM e influenciar a interpretação funcional dos efeitos proporcionados pelo TF.

Keywords : Envelhecimento; Força muscular; Treinamento de força.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese