SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Energy demand and heart rate evaluation at different phases during a match along an official soccer competitionJudging criteria in international professional surfing championships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

On-line version ISSN 1980-0037

Abstract

DE LUCCA, Leonardo  and  MELO, Sebastião Iberes Lopes. Relação entre modificações cinemáticas da corrida e o tempo limite na vVO2máx. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2012, vol.14, n.4, pp. 428-438. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2012v14n4p428.

A corrida realizada na velocidade do consumo máximo de oxigênio (vVO2máx) pode ocasionar modificações nos parâmetros cinemáticos e assim, aumentar o custo energético ao longo do tempo. O objetivo do presente estudo foi analisar características cinemáticas da articulação do tornozelo e joelho durante a corrida na vVO2máx e a relação entre modificações cinemáticas e o tempo limite na vVO2máx(Tlim). Onze voluntários ativos fisicamente foram submetidos a um teste incremental de corrida para determinar a vVO2máx e posteriormente, a um teste de velocidade constante na vVO2máx. As variáveis cinemáticas foram adquiridas através de filmagem bidimensional a 210Hz no plano sagital esquerdo, no estágio inicial e final da corrida. De todas as variáveis angulares analisadas, a máxima plantiflexão no balanço (p<0.01) foi a única que aumentou significativamente entre o início e o final da corrida. O aumento no ângulo do tornozelo no contato foi correlacionado ao Tlim (r=0,64; p=0,035) e explicou 34% do desempenho no teste. Esses achados sugerem que os sujeitos mantêm um estilo de corrida relativamente estável na vVO2máx e que o aumento da plantiflexão no contato foi capaz de explicar o desempenho neste teste entre sujeitos não corredores.

Keywords : Cinemática; Corrida; Fadiga.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese