SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue5Screen time as discriminator for overweight, obesity and abdominal obesity in adolescentsObesity in adolescents in Southern Brazil: association with sociodemographic factors, lifestyle and maturational stage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

Print version ISSN 1415-8426On-line version ISSN 1980-0037

Abstract

WEISS, Kethrin Maila; LEAL, Danielle Biazzi; ASSIS, Maria Alice Altenburg de  and  PELEGRINI, Andreia. Acurácia de indicadores antropométricos de obesidade para predição do excesso de gordura corporal em adolescentes de onze a catorze anos. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2016, vol.18, n.5, pp.548-556. ISSN 1980-0037.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2016v18n5p548.

O objetivo deste estudo foi verificar a acurácia diagnóstica do índice de massa corporal (IMC), perímetro da cintura (PerC), razão cintura estatura (RCEst) e índice de conicidade (ÍndiceC) para detectar excesso de gordura corporal (estimada por meio de dobras cutâneas) e determinar os pontos de corte dos indicadores antropométricos (IMC, PerC, RCEst e ÍndiceC) que melhor predizem o excesso de gordura corporal. Participaram do estudo 1.589 escolares (11-14 anos) da rede de ensino pública e privada de Florianópolis, SC. Foram coletadas massa corporal, estatura, PerC e dobras cutâneas (tríceps e panturrilha medial). As curvas ROC foram utilizadas para comparar o poder discriminatório do IMC, PerC, RCEst e ÍndiceC na identificação de adolescentes com excesso de gordura corporal. Todos os indicadores antropométricos, exceto o ÍndiceC para as moças, obtiveram bom desempenho na detecção do excesso de gordura corporal em ambos os sexos. Os pontos de corte para rapazes e moças, respectivamente, associados com a gordura corporal elevada foram IMC de 20,7 e 19,7kg/m2, PerC de 68,7 e 65,9cm, RCEst de 0,43 e 0,41cm e ÍndiceC de 1,13 e 1,11. Todos os indicadores antropométricos, exceto o ÍndiceC para o sexo feminino, podem ser empregados em adolescentes, a partir dos pontos de corte sugeridos nessa pesquisa, na detecção de excesso de gordura corporal.

Keywords : Adolescentes; Antropometria; Composição corporal; Saúde do adolescente.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )