SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número5Prevalência e fatores associados à prática de atividades físicas no lazer: inquérito repetido em estudantes universitáriosConfiabilidade das medidas de demanda física, fisiológica e tática em pequenos jogos com superioridade e igualdade numérica no futebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

versão impressa ISSN 1415-8426versão On-line ISSN 1980-0037

Resumo

FREITAS, Kamyla Thais Dias de et al. Associação do status social subjetivo e indicadores sociodemográficos em atletas. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2016, vol.18, n.5, pp.591-601. ISSN 1980-0037.  https://doi.org/10.5007/1980-0037.2016v18n5p591.

O status social subjetivo compreende a percepção de uma pessoa sobre sua posição social. O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre o status social subjetivo e os indicadores sociodemográficos (faixa etária, grau de escolaridade, situação conjugal e nível econômico) de acordo com o sexo em atletas. Participaram deste estudo 593 atletas de ambos os sexos, com média de idade de 21,18 (± 5,58) anos, 371 homens, selecionados de forma aleatória, participantes de modalidades individuais e coletivas federados em clubes da região Oeste do Estado de Santa Catarina. A percepção do status social foi verificada por meio da Escala MacArthur versão para jovens, adaptada ao contexto esportivo. Para a associação da percepção de status com os indicadores sociodemográficos de acordo com o sexo, foram realizados os testes Qui-Quadrado e Regressão Logística Multinomial, bruta e ajustada pelas variáveis socidomeográficas investigadas. A insatisfação com o status foi encontrada em 85,0% da amostra. Além disso, os atletas se perceberam com um baixo status no contexto familiar (46,9%) e com um status médio no clube (46,0%). A associação entre as variáveis sociodemográficas com o status, de acordo com o sexo indicou que os homens mais novos, com menor escolaridade, e sem companheiros apresentaram mais chance de estar insatisfeito com o seu status. Atenta-se para a necessidade de uma maior atenção por parte dos profissionais envolvidos para com os atletas homens mais novos, com menor escolaridade, e sem companheiro(a) no que se refere a sua percepção de status.

Palavras-chave : Atletas; Impacto psicossocial; Hierarquia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )