SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número5Efeito da idade relativa no Campeonato Brasileiro de Basquete: Categoria sub-15Predição da aptidão cardiorrespiratória através de dados auto-relatados em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

versão impressa ISSN 1415-8426versão On-line ISSN 1980-0037

Resumo

CHAVES, Leury Max Da Silva et al. Influência dos treinamentos funcional e tradicional na potência muscular, qualidade de movimento e qualidade de vida em idosas: um ensaio clínico randomizado e controlado. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2017, vol.19, n.5, pp.535-544. ISSN 1980-0037.  https://doi.org/10.5007/1980-0037.2017v19n5p535.

O envelhecimento ocasiona uma redução na capacidade adaptativa do organismo. Por conseguinte, há uma diminuição na aptidão física dificultando a realização de movimentos básicos e o desenvolvimento de potência muscular. Desse modo, entre a formas de minimizar essa redução tanto treinamento funcional quanto o tradicional podem ser utilizado, contudo não há clareza sobre qual o mais eficaz. Objetivou-se identificar a influência dos treinamentos funcional e tradicional na potência muscular, qualidade de movimento e de vida em idosas. Quarenta e quatro idosas foram randomicamente divididas em grupo funcional (GF n=18), tradicional (GT n=15) e controle (GC n=11). Foram realizadas 36 sessões com duração de 50 minutos. Foram avaliadas a qualidade de vida (WHOQOL-bref), qualidade de movimento (FMS) e potência muscular. O GF e GT aumentaram significativamente em relação ao grupo controle e aos valores iniciais no FMS. Na potência muscular os grupos GF e GT melhoraram significativamente comparado ao pré-teste, mas não em relação ao controle. Na qualidade de vida apenas o GF apresentou melhora significativa. Ambos os métodos aplicados demostram a capacidade de melhorar a qualidade de movimento e potência muscular. Contudo o treinamento funcional obteve resultados superiores na qualidade de vida e de movimento.

Palavras-chave : Atividades Cotidianas; Envelhecimento; Exercício.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )