SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue5Obesity awareness among elders living in rural area: a household surveyAcute effects of passive static stretching on the vastus lateralis muscle architecture of healthy young men author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

Print version ISSN 1415-8426On-line version ISSN 1980-0037

Abstract

FERREIRA, Bruno Naves et al. Treinamento Físico Multimodal com Dupla Tarefa na Doença de Alzheimer: Efeito nas Funções Cognitivas e na Força Muscular. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2017, vol.19, n.5, pp.575-584. ISSN 1415-8426.  http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2017v19n5p575.

Objetivou-se avaliar os efeitos do treinamento físico multimodal (TFM) com dupla tarefa nas funções cognitivas e força muscular de idosos com DA. Participaram 19 indivíduos com DA no estágio leve e moderado, divididos em grupo treinamento (GT) e grupo controle (GC). O GT realizou TFM com dupla tarefa por 12 semanas. Os idosos foram avaliados no momento pré e pós-intervenção. Para avaliação da cognição foram utilizados o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Teste do Desenho do Relógio (TDR) e Bateria de Avaliação Frontal (BAF). Para a força muscular o Teste de Levantar e Sentar da Cadeira (TLSC) e Força de Preensão Manual (FPM). O teste de Wilcoxon foi utilizado para analisar os momentos pré e pós-intragrupos. O GT apresentou melhora significativa na BAF e TLSC (p≤0,05) e tendência de melhora no escore do MEEM (p≤0,08). O GC apresentou melhora significativa no TLSC (p≤0,05). O TFM com dupla tarefa melhorou as funções cognitivas frontais e a força muscular de membros inferiores de idosos com DA.

Keywords : Cognição; Doença de alzheimer; Exercício; Força muscular.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )