SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Quality of life and handgrip strength of HIV patients diagnosed with neurotoxoplasmosisPredictive factors of the attack efficacy: the case of the Brazilian women’s Volleyball League champion team author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

Print version ISSN 1415-8426On-line version ISSN 1980-0037

Abstract

BARROS, Simone Storino Honda et al. Acompanhamento longitudinal da atividade física da idade pré-escolar à escolar: o estudo ELOS-Pré. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2019, vol.21, e59242.  Epub Aug 08, 2019. ISSN 1415-8426.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-0037.2019v21e59242.

Objetivou-se verificar se a prática de atividade física na fase pré-escolar (3-5 anos)é preditora desta conduta após o ingresso na fase escolar (5-7 anos). Estudo longitudinal, de base escolar, realizado com 700 crianças avaliadas em 2010 e acompanhadas em 2012, matriculadas em escolas (públicas e privadas) da cidade do Recife, Pernambuco. As variáveis do estudo foram o tempo despendido em jogos e brincadeiras ao ar livre (medida referida pelos pais/responsáveis das crianças por meio de um questionário aplicado em forma de entrevista) e o nível de atividade física (medida objetiva obtida por acelerômetro Actigraph). Esta última medida foi extraída de uma subamostra (n=98) de crianças. Para análise dos dados recorreu-se a regressão logística binária. As crianças que despendiam, em 2010, 60+ minutos/dia neste tipo de atividade apresentaram chance 45% superior de manter este comportamento após o ingresso na fase escolar (OR= 1,45; IC95% 1,02-2,07; p=0,04).Além disso, as crianças que, em 2010, apresentaram medida global do NAF de 300+ counts/minuto apresentaram chance 173% superior de manter este nível de atividade física após o ingresso na fase escolar (OR= 2,73; IC95% 0,98-7,59; p=0,06). Verificou-se que a prática de atividade física na fase pré-escolar é preditora desta conduta após o ingresso na fase escolar. Sugere-se o desenvolvimento de campanhas a fim de informar pais e professores sobre a importância da aderência precoce às recomendações de prática de atividades físicas.

Keywords : Atividade motora; Criança; Pré-escolar.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )