SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Sociedade Internacional para o Avanço da Cineantropometria (ISAK) Global: esquema internacional de acreditação do antropometrista competenteO conhecimento científico na Educação Física: caminhos para a complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

versão impressa ISSN 1415-8426versão On-line ISSN 1980-0037

Resumo

SILVA-GRIGOLETTO, Marzo Edir Da; RESENDE-NETO, Antônio Gomes de  e  TEIXEIRA, Cauê Vazquez La Scala. Treinamento funcional: uma atualização conceitual. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2020, vol.22, e70646.  Epub 18-Maio-2020. ISSN 1980-0037.  https://doi.org/10.1590/1980-0037.2020v22e72646.

O treinamento funcional (TF) tem crescido em popularidade, porém tal crescimento ainda ocorre de forma desorganizada e multifacetada. Assim, uma atualização conceitual se faz necessário, especialmente, baseado na maneira como o TF tem sido aplicado na maioria das pesquisas. Nesse contexto, o TF tem sido compreendido como aquele que objetiva o aprimoramento sinérgico, integrado e equilibrado de diferentes capacidades físicas para garantir eficiência e segurança durante o desempenho de tarefas cotidianas, sendo baseado nos princípios do treinamento, sobretudo, no princípio da especificidade. As sessões de TF devem focar no aprimoramento de padrões básicos de movimento, estimular adequadamente a força em diversas situações, a potência muscular e a capacidade cardiorrespiratória, ativar frequentemente músculos estabilizadores e incluir atividades complexas, respeitando critérios de segurança e eficácia.

Palavras-chave : Atividades diárias; Qualidade de vida; Sedentarismo; Treinamento resistido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )