SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1ANATOMIA DA MADEIRA E CASCA DO ESPINILHO Acacia caven (Mol.) Mol.DISTRIBUIÇÃO DAS POSTURAS, DE LARVAS E DE INIMIGOS NATURAIS DE Oncideres impluviata (Germar, 1824) (Col., Cerambycidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

COSTA, Ervandil C.; LINK, Dionisio  e  PEDROSA-MACEDO, José H.. EFICIÊNCIA E PERÍODO DE ATIVIDADE DOS INIMIGOS NATURAIS DE Oncideres impluviata (Germar, 1824) (COL.; CERAMBYCIDAE). Ciênc. Florest. [online]. 1992, vol.2, n.1, pp.49-58. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098262.

Objetivou-se, com este estudo, o conhecimento do conjunto de inimigos naturais e a ação destes ao longo do desenvolvimento das larvas de Oncideres impluviata. No período de 1984/85, em Almirante Tamandaré - Paraná, coletaram-se periodicamente galhos de bracatinga (Mimosa scabrella Benth.) cortados pelo serrador. As larvas coletadas a campo completaram o ciclo em laboratório em tubos de ensaio contendo serragem umedecida de bracatinga. Ao se retirarem as larvas dos galhos, anotou-se o ponto em relação à base-ápice do galho, além da data de coleto e o instar em que se encontravam. Avaliou-se a eficiência dos inimigos naturais e o período de atividade destes. As observações efetuadas permitiram concluir que a ação predatória foi mais eficiente do que o parasitismo, sendo que esta tende a diminuir com o desenvolvimento larval, ao passo que a ação predatória aumenta concomitantemente no decorrer do desenvolvimento das larvas. O parasitoide mais frequente foi o Cenocoelius sp. (Hym.; Braconidae) e entre os predadores destacam-se Cregya difformis (Col.; Cleridae) e Liothrips sp. (Thys.; Phloeothripidae), entre outros.

Palavras-chave : serrador; controle biológico; predadores; parasitoides; bracatinga.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )