SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1INFLUÊNCIA DE DIVERSOS TEMPOS E TEMPERATURAS DE PRENSAGEM EM COMPENSADOS FENÓLICOS DE Pinus taeda: EFEITOS SOBRE A RESISTÊNCIA DA COLAGEM AO ESFORÇO DE CISALHAMENTOPRODUÇÃO DE MADEIRA E CASCA DE ACÁCIA-NEGRA (Acacia mearnsii De Wild) EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

KEINERT JR, Sidon et al. RELAÇÃO ENTRE A CONCENTRAÇÃO E O TEOR DE UMIDADE EM MADEIRA DE Pinus elliottii, EM VÁRIOS ÂNGULOS DE GRÃOS. Ciênc. Florest. [online]. 1992, vol.2, n.1, pp.81-86. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098269.

Duas espécies de Pinus (Pinus elliottii e Pinus taeda) foram utilizadas para realizar o presente estudo. Procurou-se correlacionar através de uma equação de regressão linear, o teor de umidade e a contração da madeira, considerando três ângulos de grã (30°, 45° e 90°). Existe para as duas espécies uma alta correlação entre a concentração e o teor de umidade da madeira, entre o P.S.F e o % de umidade, para os diferentes ângulos estudados. As equações de regressão linear encontradas para ambas as espécies podem ser usadas sem maiores erros de cálculos para a determinação da contração da madeira a diferentes teores de umidade.

Palavras-chave : Pinus elliottii; Pinus taeda; contração; umidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )