SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1PRODUÇÃO DA Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. NA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SULA EXTENSÃO RURAL NA PERSPECTIVA SOCIOANTROPOLÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

MARTINS, Ayrton F.; SCHWINGEL, Elemar; ALVAREZ FILHO, Adelino  e  FLORES, Érico M. M.. CONCENTRAÇÃO DE FLÚOR EM DIFERENTES ESPÉCIES DE PASTAGENS DA REGIÃO CARBOELÉTRICA DE CANDIOTA - RS. Ciênc. Florest. [online]. 1992, vol.2, n.1, pp.119-132. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098279.

Estudos anteriores demonstraram uma considerável contaminação de pastagens da região carboelétrica de Candiota - RS. Neste trabalho, 21 espécies de pastagens nativas desta região foram identificadas e analisadas quanto a seus teores de flúor. A determinação deste elemento foi feita por meio da técnica de eletrodo íon-seletivo em soluções resultantes da decomposição de amostras de pastagens com mistura HNO3 + H2O2. Amostras coletadas em três pontos das vizinhanças da usina termoelétrica (UTPM) acusaram valores entre 2,17 e 15,18 ppm de F-. A concentração de flúor nas pastagens de Candiota é superior à das amostras de referência. A diferenciada capacidade de absorção e de retenção deste elemento pelas espécies estudadas fica evidenciada pela variabilidade dos níveis de concentração medidos.

Palavras-chave : flúor; pastagem; eletrodo íon-seletivo; poluição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )