SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1EFEITO DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NO DESENVOLVIMENTO DE DUAS LEGUMINOSAS ARBÓREASDETERMINAÇÃO DO PESO DO DESBASTE PARA FLORESTAS DE Eucalyptus grandis HILL ex MAIDEN, COM BASE NO ÍNDICE DE ESPAÇAMENTO RELATIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

MARTINS-CORDER, Maisa Pimentel; BORGES, Rosito Zepenfeld  e  BORGES JUNIOR, Norton. FOTOPERIODISMO E QUEBRA DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE ACÁCIA- NEGRA (Acacia mearnsii De Wild.). Ciênc. Florest. [online]. 1999, vol.9, n.1, pp.71-77. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098367.

Acacia meanrsii De Wild é uma espécie de importância econômica e social para o Estado do Rio Grande do Sul. As mudas dessa espécie são produzidas através de sementes, as quais possuem tegumento rígido. O objetivo do presente trabalho foi estudar o efeito de diferentes métodos de quebra de dormência nas sementes desta espécie, bem como determinar o melhor fotoperíodo para a germinação das sementes. Normalmente, o processo de imersão das sementes em água quente é empregado para a quebra de dormência das sementes de acácia-negra. No entanto, o armazenamento das sementes pode comprometer sua viabilidade, devido a sua lenta secagem quando a umidade relativa do ar é alta. Foi testado a escarificação mecânica e a imersão em água à temperatura de 80°C e quatro períodos de exposição à luz: 16 horas de luz fluorescente e 8 horas escuro, 12 horas de luz fluorescente, 24 horas de luz fluorescente e 24 horas de escuro. A germinação das sementes foi realizada em caixas plásticas (tipo gerbox), contendo vermiculita esterilizada à temperatura de 25oC. Foram feitas avaliações de germinação das sementes aos 7, 14 e 21 dias. O método de imersão em água à temperatura de 80°C foi mais eficiente que a escarificação mecânica, apresentando uma superioridade germinativa de 15%. Adicionalmente, constatou-se que os índices de germinação das sementes elevaram-se em fotoperíodo de 12 horas de luz fluorescente.

Palavras-chave : dormência; escarificação; luminosidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )