SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2ANÁLISE QUALITATIVA DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS DO CONJUNTO HABITACIONAL TANCREDO NEVES, SANTA MARIA - RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

MARTINS-CORDER, Maisa Pimentel  e  BORGES JUNIOR, Norton. DESINFESTAÇÃO E QUEBRA DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE Acacia mearnsii DE WILD. Ciênc. Florest. [online]. 1999, vol.9, n.2, pp.1-7. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/19805098380.

A dormência e a presença de microrganismos são importantes fatores que podem reduzir o vigor germinativo de sementes de Acacia mearnsii. A presença de fungos e bactérias junto às sementes empregadas em testes de laboratório podem fornecer explantes contaminados quando utilizados nas culturas in vitro. Assim, os objetivos do presente estudo foram determinar uma metodologia adequada para a quebra de dormência de sementes da acácia-negra e indicar um método eficiente para desinfestação das sementes. Sementes de acácia negra foram autoclavadas durante diferentes períodos: 5, 10, 15, 20, 25 e 30 minutos. As testemunhas usadas sofreram quebra de dormência com água quente (800C) por três minutos, e foram tratadas com: fungicida Benomyl, produto comercial Hipoclorito de sodio e/ou álcool a 70%. O ensaio foi conduzido em sala de incubação com temperatura de 250C (± 3) e fotoperíodo de 12 horas de luz fluorescente. Os resultados mostraram que a autoclavagem das sementes durante 20 e 25 minutos foram suficientes para quebrar a dormência e simultaneamente, promover a desinfestação de sementes de acácia-negra. Períodos de autoclavagem inferiores a 20 minutos, não foram eficientes na desinfestação de sementes de acácia-negra, embora tivessem propiciado elevados percentuais de germinação. A exposição de sementes à autoclavagem, por 30 minutos, promoveu a desinfestação das sementes, porém levou o embrião à morte.

Palavras-chave : quebra de dormência; desinfestação; sementes; Acacia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )