SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2ANÁLISE QUALITATIVA DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS DO CONJUNTO HABITACIONAL TANCREDO NEVES, SANTA MARIA - RSBRANQUEAMENTO ECF E TCF DE CELULOSE DE FIBRAS SECUNDÁRIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

SCHEEREN, Luciano Weber; FINGER, César Augusto Guimarães; SCHUMACHER, Mauro Valdir  e  LONGHI, Solon Jonas. CRESCIMENTO EM ALTURA DE Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. EM TRÊS SÍTIOS NATURAIS, NA REGIÃO DE CANELA - RS. Ciênc. Florest. [online]. 1999, vol.9, n.2, pp.23-40. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098382.

Este trabalho teve como objetivos o estudo do crescimento da altura dominante em função da idade em três sítios naturais e a determinação da eficiência da classificação natural de sítios para Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. em um plantio na região de Canela, RS. Para o ajuste dos dados de altura e idade, obtidos mediante análise de tronco, utilizou-se a equação de Richards de dois e de três coeficientes, resultando o modelo com três coeficientes mais eficiente para o ajuste dos dados das doze árvores dominantes amostradas nos três sítios naturais em estudo. Obteve-se como resultado sete grupos de árvores dominantes com diferentes tendências de crescimento, demonstrando que a classificação natural de sítios não detectou, de maneira precisa, o efeito das variáveis ambientais no crescimento em altura de Araucaria angustifolia.

Palavras-chave : Araucaria angustifolia; sítio; crescimento em altura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )