SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2CRESCIMENTO EM ALTURA DE Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. EM TRÊS SÍTIOS NATURAIS, NA REGIÃO DE CANELA - RSSORTIMENTOS DE Pinus elliottii Engelm PARA A REGIÃO DA SERRA DO SUDESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

VENTORIM, Gustavo; COLODETTE, Jorge L.; COSTA, Marcelo M. da  e  BRITO, Ana Campos de. BRANQUEAMENTO ECF E TCF DE CELULOSE DE FIBRAS SECUNDÁRIAS. Ciênc. Florest. [online]. 1999, vol.9, n.2, pp.41-54. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/19805098383.

Neste estudo foram avaliadas seqüências ECF e TCF para o branqueamento de celulose de fibras secundárias destintadas provenientes de uma mistura de composição conhecida de lixo de escritório (MOW) e produzidas em planta piloto. A polpa foi branqueada a um nível mínimo de alvura de 78% ISO, sendo que o requerimento de reagentes e as principais propriedades da polpa foram avaliadas. Dentre as seqüência ECF, a mais atrativa foi a DEDD que apresentou o mais baixo custo e ainda eliminou toda a fluorescência e grande parte da coordenada de cor b* da polpa. As seqüências ECF resultaram em polpas de alta viscosidade em relação às convencionais. A seqüência TCF com ozônio mais atrativa foi a Q(PO)(ZQ)(PO) que se mostrou flexível quanto ao teto de alvura, além de reduzir significativamente a coordenada de cor b* e ligeiramente a fluorescência da polpa. A melhor seqüência TCF sem-ozônio Q(PO)Q(PO) apresentou-se pouco flexível quanto ao teto de alvura e teve pouco efeito na fluorescência e coordenada de cor b* da polpa. As viscosidades finais das polpas, branqueadas pelos processos TCF, foram aceitáveis. Os resultados de rendimento, para os processos avaliados nesse estudo, foram afetados negativamente por estágios alcalinos, como O, P e (PO), em alta temperatura.

Palavras-chave : Fibras secundárias; processos de branqueamento (ECF e TCF).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )