SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2VARIAÇÃO AXIAL DA DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA DE Acacia mangium WILLD AOS SETE ANOS DE IDADEPRODUTIVIDADE E CUSTOS DO PROCESSADOR TRABALHANDO EM POVOAMENTOS DE Eucalyptus grandis Hill ex Maiden índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

SERPA, Marcio Ricardo  e  MATTEI, Vilmar Luciano. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS DE COBERTURA E DE UM PROTETOR FÍSICO, NO ESTABELECIMENTO DE PLANTAS DE Pinus taeda L., POR SEMEADURA DIRETA NO CAMPO. Ciênc. Florest. [online]. 1999, vol.9, n.2, pp.93-101. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098387.

Este trabalho teve como objetivo avaliar diferentes materiais de cobertura e o uso de protetor físico na implantação de povoamentos de Pinus taeda L. em semeadura direta no campo. Foram utilizados 3 materiais: vermiculita, acícula de pinus seca e picada, casca de arroz e sem- cobertura (testemunha), com e sem-protetor físico (copo plástico de 300 ml, sem fundo), com 5 repetições. A semeadura foi realizada na primeira quinzena do mês de maio de 1997, utilizando-se 3 sementes por ponto. Foram feitas analises de emergência aos 60 e 90 dias, sobrevivência aos 120, 180 e 210 dias e de densidade populacional aos 210 dias após a semeadura. A análise de variância e comparação de médias (Duncan 5%) possibilitaram concluir que: os materiais de cobertura vermiculita e acícula de pinus expressaram efeitos benéficos na emergência aos 60 dias, que é a fase mais crítica para o estabelecimento do povoamento de Pinus taeda; o protetor físico utilizado garantiu maior percentagem na emergência final, sobrevivência e densidade de plantas, demonstrando ser a semeadura direta uma forma, a mais, de regeneração.

Palavras-chave : Semeadura direta; Pinus taeda; materiais de cobertura; protetor físico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )