SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2CRESCIMENTO DE MUDAS DE Eucalyptus globulus EM RESPOSTA À FERTILIZAÇÃO NPKBENEFÍCIOS INDIRETOS DA FLORESTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

DIAS, Rosane Maria Simon Lampert; FRANCO, Elcí Terezinha Henz  e  DIAS, Carlos Alberto. ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE DIFERENTES DIÂMETROS EM Platanus acerifolia (Aiton) Willdenow. Ciênc. Florest. [online]. 1999, vol.9, n.2, pp.127-136. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098390.

O presente trabalho teve como finalidade estudar o efeito do ácido indol-3-butírico (AIB) no enraizamento de estacas caulinares de diferentes diâmetros de Platanus acerifolia (Aiton) Willdenow. Para tal, foram utilizadas estacas finas (diâmetro médio 0,94 cm); médias (diâmetro médio de 1,58 cm) e grossas (diâmetro médio 2,75 cm), submetidas a dois tratamentos: T1 (testemunha) e T2 (6000 ppm de AIB em talco). A aplicação da auxina foi por meio de talco na base das estacas, sendo plantadas em substrato constituído de uma mistura de matéria orgânica vegetal, areia grossa de rio e de solo Unidade Santa Maria - Podzólico Bruno-acinzentado ( 1:2:7, v/v ). As estacas foram mantidas em casa de vegetação com sistema de micropulverização. Após 120 dias foram avaliados os seguintes parâmetros: número de estacas enraizadas, número de raízes formadas, comprimento médio das raízes formadas (em cm) e número de folhas. Pela análise dos resultados obtidos, concluiu-se que o tratamento com AIB (6.000 ppm na forma de pó) influenciou significativamente no processo de enraizamento das estacas, sendo as estacas grossas as que apresentaram as melhores respostas. Por isso, são as mais indicadas para a reprodução por estaquia em Platanus acerifolia (Aiton) Willdenow.

Palavras-chave : Platanus acerifolia; AIB; estacas caulinares e enraizamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )