SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1UTILIZAÇÃO DE EXTENSORES ALTERNATIVOS NA PRODUÇÃO DE COMPENSADOS MULTILAMINADOSANÁLISE DENDROECOLÓGICA DE Ocotea pulchella Nees et Mart. ex Nees (CANELA LAGEANA) NA SERRA GERAL DE SANTA MARIA, RS, BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

SANTINI, Elio José; HASELEIN, Clóvis Roberto  e  GATTO, Darci Alberto. ANÁLISE COMPARATIVA DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA DE TRÊS CONÍFERAS DE FLORESTAS PLANTADAS. Ciênc. Florest. [online]. 2000, vol.10, n.1, pp.85-93. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098397.

Madeiras provenientes de florestas plantadas de Araucaria angustifolia, Pinus elliottii e Pinus taeda submetidas a, pelo menos, um desbaste, foram testadas com o objetivo de comparar suas propriedades físicas e mecânicas. Cinco árvores de cada espécie, obtidas de talhões, previamente, selecionados, foram coletadas, transformadas em toretes e pranchões para posterior confecção, condicionamento e ensaio dos corpos de prova segundo as recomendações da norma ASTM. Embora a resistência média da Araucaria tenha sido ligeiramente superior às duas espécies de Pinus, diferenças significativas foram encontradas apenas nos testes de flexão estática (módulo de elasticidade e tensão no limite proporcional), compressão axial (tensão no limite proporcional, módulo de ruptura e de elasticidade) e dureza axial. Entre as espécies de Pinus, não foram dectadas diferenças nas propriedades, exceto em tração normal às fibras em que a resistência da madeira de P. taeda foi maior que as demais. Com relação à massa específica básica e coeficiente de contração, nenhuma diferença significante foi observada entre as espécies estudadas.

Palavras-chave : Propriedades; araucária; Pinus elliottii; Pinus taeda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )